Trocando uma Ideia com Pedro Scripilliti

O carioca Pedro Scripilliti é ex-atleta de wakeboard, participa de alguns campeonatos periodicamente, mas hoje é free rider. Ele trabalha com wake desde 1999, e já foi presidente da ABW – Associação Brasileira de Wakeboard. Desde 2005, Pedro está envolvido na organização do Carioca de Wakeboard. Em 2010, com a reorganização da Federação Carioca do esporte, ele será o presidente e buscará atuar em prol do esqui aquático com o intuito de fazer crescer o esporte.

Pedro troca uma ideia com o RnV para promover a Copa Cedae Lagoa Limpa, etapa do Campeonato Carioca de Wakeboard que ocorre no próximo fim de semana, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 9 hs, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Para ele, essa etapa é um marco. Pela primeira vez uma empresa como a Cedae investe no esporte, apostando na oportunidade de mostrar o resultado da recuperação da qualidade da água da Lagoa. Além disso, ele vê o momento como favorável para que a Rodrigo de Freitas alcance o posto de maior cartão postal do Rio e se consolide como a casa do wakeboard.

Mais detalhes sobre o evento em http://www.wakerj.com.br. Foto abaixo clicada por André Magarão.

RnV: Pedro, você pode nos contar um pouco sobre a história do wakeboard no Rio de Janeiro, qual o custo médio para praticar o esporte, e que tipo de benefícios à saúde o wake oferece?

Pedro Scripilliti: O wake, apesar de um esporte caro, traz muitas vantagens para o corpo e a mente. Primeiro, pelo contato direto com a natureza, o que é sempre bom pra mente. Segundo, porque trabalhamos várias partes do nosso corpo, como o abdome, pernas e braços, o que ajuda a desenvolver boa musculatura. Para iniciar, é possível e ter aulas alugando o material com os professores na Lagoa Rodrigo de Freitas, o que diminui o custo inicial. Assim, o praticante pode ter certeza se gosta do esporte para, depois, investir em um equipamento próprio.

RnV: Qual é a situação atual, em termos profissionais, da prática esportiva de wakeboard no Rio de Janeiro? O que há para se destacar em termos de conquistas e o que ainda é preciso fazer pelo maior desenvolvimento do esporte em nossa cidade?

Pedro Scripilliti: O wakeboard no Rio tem apenas um atleta profissional. O que falta aqui é uma boa lancha para treinamento e investimento da iniciativa privada. É um esporte plástico, que dá boa visibilidade e qualquer patrocinador adoraria ter sua marca associada ao wake, ainda mais estando na Lagoa, um cartão postal do Rio. Foi pensando nisso que, a meu ver, a CEDAE investiu no circuito carioca, apoiando a prática do esporte e provando mais uma vez que está engajada com a limpeza da Lagoa.

RnV: Quando pensamos no wake como atividade de lazer, ou não competitiva, qual é o perfil dos praticantes cariocas do esporte e quais os principais pontos, além da Lagoa, mais adequados para o treinamento?

Pedro Scripilliti: No Rio temos a Lagoa Rodrigo de Freitas e a de Marapendi, que hoje está impraticável para o esporte devido aos condomínios da Barra, que jogam detritos no local. Na Lagoa, com o novo sistema de elevatórias da Cedae, tudo melhorou. O perfil dos atletas é o de pessoas que curtem boardsports e a prática de atividades radicais. Porém, qualquer pessoa está apta a fazer wakeboard desde que sempre use ítens de segurança como o colete salva-vidas e seja bem orientado por um profissional/professor experiente.

Leia as outras entrevistas do RnV.

Cadastre-se aqui para receber em seu e-mail as novidades do RnV.

Anúncios

Uma resposta para “Trocando uma Ideia com Pedro Scripilliti

  1. valeu pedro pelas dicas.
    sou praticante amador do esporte e estive presente hoje no evento na lagoa.
    espero que ano que vem aconteça mais competiçoes por aqui e vamos torcer para aparecer mais investidores no esporte aqui pelo rio de janeiro. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s