Flanando… Capítulo 1: O autor

Ontem apresentamos aqui a ideia por trás do site As Ruas do Rio. É hora de conhecermos  seu jovem autor, Pedro Paulo Bastos, que pratica a atividade de flanar pelos logradouros cariocas, observando, fotografando e analisando o que de mais especial existe em cada endereço da cidade. Vamos descobrir um pouco mais sobre esse carioca e o que o levou a sair por aí olhando para cada pedaço de esquina, calçada, prédio, árvore e tudo mais que compõe, conjuntamente,  nosso equipamento urbano em sua versão completa.

É o que vocês leem nas linhas abaixo. Ele mesmo nos conta essa história.

Por Pedro Paulo Bastos

Meu interesse e minha orientação sobre as questões urbanas, em especial as da cidade em que  nasci, o Rio, passou a tomar uma proporção maior na pré-adolescência, quando comecei a desenvolver trabalhos de cartografia não só para o colégio, mas para mim também, com a criação de megalópoles imaginárias e sua teia de ruas, avenidas e viadutos desenhada milimetricamente em inúmeras folhas de papel ofício. Foi uma espécie de hobby extremamente incomum para um adolescente. O livro da minha vida era o Guia Rex 95 que vivia perdido aqui em casa, junto da lista completa das linhas de ônibus do município do Rio (risos). A partir dos mapas da cidade que eu, cuidadosamente, estudava, dos nomes curiosos de ruas, ou até mesmo de lugares que eu tinha muita curiosidade em conhecer, foi que eu passei a percorrer as ruas do Rio, ainda moleque, e na maioria das vezes escondido, pois não tinha muita liberdade para ir aonde eu queria. Fui para muito lugar longe de casa só para conhecer determinada rua que eu havia visto no mapa e saber como ela era, qual era a predominância dos tipos de imóveis, se era arborizada ou não…

Tais questões passaram a ser muito importantes para mim. Era muito prazeroso observar as ruas sob essa perspectiva e foi a Faculdade de Geografia, da UFRJ, que cursei por dois anos, que me ofereceu os mecanismos de amadurecer a ideia do blog As Ruas do Rio, criado em junho deste ano. Mais alimentada por lazer do que por um compromisso, a ideia finalmente se materializou quando percebi que não existiam sites/blogs regionais que expusessem essa perspectiva que eu adoto em relação às ruas e ao que está contido nelas – as edificações, o tipo de calçamento, as espécies de árvore, entre outros pontos.

Inspirado nas áreas de geografia, urbanismo e arquitetura, o blog As Ruas do Rio tem percorrido ruas de diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro, inclusive as áreas onde o potencial turístico é nulo e, portanto, desconhecidas por muitas pessoas, inclusive pelos próprios cariocas. A proposta do trabalho vai muito além da descrição; apoia-se também no resgate da arte da observação e de perceber que pequenos detalhes podem valorizar muito o nosso espaço urbano. E é justo quando alguém passa a observar tais detalhes na rua onde mora, ou até mesmo na pracinha onde leva o filho para brincar, que se cria uma relação única de amor com o espaço urbano. Essa mesma relação já existe com a natureza – os cariocas se orgulham demais do equipamento natural que o Rio oferece. Quando se trata daquilo edificado pelo Homem, muitas vezes olha-se com desdém ou não se respeita da mesma forma. O espaço urbano merece um cuidado especial, pois é o local em que vivemos, onde moramos. Então, é cultivando o  respeito, a cidadania, a valorização dos pequenos detalhes e, principalmente, a união entre o verde e o asfalto, que uma cidade progride.  Estes são os valores em que o blog As Ruas do Rio também procura se apoiar.

Próximo capítulo: A Rua do Ouvidor.

Anúncios

7 Respostas para “Flanando… Capítulo 1: O autor

  1. Parabéns Pedro, pois venho aconmpanhando seu trabalho que você vem desenvolvendo, e é muito bom!, de primeiríssima qualidade jornalistica.
    Abraços,
    Jaime Fernando

  2. Adoro seu blog e estou sempre dando uma espiadinha por lá. Continue sempre!!! Sds.

  3. Pedro,que maravilha que o seu belíssimo trabalho está sendo reconhecido e divulgado.
    Que presentão de aniversário.Parabéns!!!!!
    Beijos

  4. Quanto orgulho! Parabéns!

  5. Parabéns, muito interessante. Continue.
    Bjs

    Dilma

  6. Que maravilha! Como estou orgulhosa de você, Pedro. Seu blog é divino!

  7. Mr. Pedro
    My congratulations for the recognition of your nice work.
    I already knew…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s