A musa que não queria ser famosa

Ninguém mais pergunta pela Capivara da Lagoa.

Mas quem não se lembra da estrela do pedaço na Rodrigo de Freitas, que se tornou musa do verão, muito antes do Eike virar ecologista e amigo da Madonna? Que fim levou a Capivara da Lagoa? Como surgiu e desapareceu esta misteriosa celebridade carioca? Após minuciosa investigação, reconstituímos nesta reportagem os últimos dias de fama da Capivara da Lagoa e outros bichos quase famosos.

A Capivara está resfriada. Isso acaba com seu humor. Ela fica estranha e imprevisível. Marley, o labrador ator, sabe que não é hora para socializar. Ela se abriga nos arbustos da Fonte da Saudade, onde o mangue é mais alto e a ciclovia mais estreita. Ainda bem que os biguás não pedem autógrafos. A Capivara da Lagoa odeia ser uma celebridade quando está gripada.

Longe dali, outra capivara goza de boa saúde e posa para fotografias no Recreio dos Bandeirantes. Os jornalistas a chamam de Capivara Emergente. Ela se distrai com a agitação dos fotógrafos e quase não vê o jacaré emergindo do Canal das Tachas. É duro ser emergente na zona oeste.

Dois mil jacarés de papo amarelo vivem no esgoto de Jacarepaguá sonhando com uma vida melhor. Um deles até invadiu uma casa na Ilha da Gigóia, para se acasalar com a bóia de dinossauro na piscina. Mas nenhum jacaré progrediu tanto quanto a Capivara da Lagoa.

Sua origem é misteriosa e merece uma investigação. Três versões circulam entre os garçons do Bar Lagoa, segundo apurado após algumas Capivodkas.

Há quem diga que a Capivara subiu o Alto da Boa Vista, passou pela Vista Chinesa e desceu o Rio dos Macacos até chegar à Lagoa. Outros contam que ela foi vista na praia da Barra e veio nadando até o Leblon, entrando na Lagoa pelo canal do Jardim de Alah.

Um dos garçons, de inteira confiança, confidenciou que a Capivara foi criada como se fosse um labrador, por uma senhora de suas relações, moradora de um quitinete na Prado Junior. Infelizmente, a Capivara acabou despejada quando começou a se parecer com um São Bernardo de cem quilos.

Mas tudo é boato. O certo é que ela está gripada e Marley prefere manter distância.

Quando cai a noite no Centro velho, um predador espreita as sombras do Campo de Santana. Ele não está interessado em capivaras. A fera esfomeada veio caçar uma espécie rara. Mais do que depressa, salta sobre o pavão albino ameaçado de extinção. Os marrecos disparam o alarme tarde demais.

Travestis indignados fazem justiça. J.S., vulgo Galeto, é conduzido para a Delegacia de Meio Ambiente, preso com escoriações generalizadas. As cutias não quiseram testemunhar. O Meia Hora noticiou: Galeto queria traçar Pavão e acabou no Espeto.

No dia seguinte, a Capivara da Lagoa ainda está resfriada. Isso a deixa estranha e imprevisível. Então, sem aviso, ela começa a nadar. Atravessa o Jardim de Alah rumo ao oceano, agitando a fauna no Posto Nove. Quando cruza o Forte de Copacabana, o salva-mar já está no local com redes e tranquilizantes. As tevês transmitem em plantão extraordinário, o sol desce no Dois Irmãos e todo mundo aplaude no Arpoador.

A Capivara queria ir para a África. Foi o que deu no New York Times.

J.S., vulgo Galeto, passou dois dias preso e foi solto. Hoje se tornou vegetariano e evita o Campo de Santana. 

A Capivara Emergente do Recreio teve apenas cinco minutos de fama antes de submergir de volta ao anonimato da Lagoa de Jacarepaguá.

Marley, o labrador, estrelou o filme “Marley – O Pior Cão do Mundo” e se tornou mundialmente famoso. Foi adotado pela atriz Jeniffer Aniston e, após uma separação traumática, vive em uma clínica para reabilitação de cães drogados.

A Capivara da Lagoa não conseguiu chegar à Africa. Foi capturada na praia de Copacabana, presa no Zoo de Niterói e libertada em Duque de Caxias, próximo da Baía de Guanabara, onde vive com outras capivaras em total anonimato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s