O Mistério do Barão é o Bicho!

Boulevardpintura

Mariana, menina nascida em Vila Isabel, curiosa que é, sempre ficou muito intrigada com os nomes imponentes das ruas de seu bairro. Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Teodoro da Silva, dentre outros. Mas uma semelhança entre dois nomes despertava maior curiosidade: Viana Drummond, o nome da rua onde morava sua avó, e a principal praça do bairro, a Praça Barão de Drummond. Seriam pai e filho? Avô e neto? Que relação haveria entre esses dois personagens com o mesmo sobrenome?

Mariana, então, em suas pesquisas, descobriu histórias bastante interessantes. A história da formação de seu bairro, o mistério do Barão e a criação do carioquíssimo jogo do bicho. Explica-se.

Viana Drummond era empresário, capitalista e amigão do D. Pedro II. Como defendia a causa abolicionista, ficou brother da princesinha Isabel também. Isso o ajudou a arrematar a “Imperial Quinta do Macaco”, terra que hoje compreende Grajaú, Vila Isabel e Andaraí.

Um belo dia foi a Paris e ficou encantado com o que viu, os meios de condução, as ruas, as praças. E resolveu fazer experiências em suas terras recém adquiridas. Ali criou um boulevard, uma praça e até um jardim zoológico, onde pode colocar algumas das espécies de animais que mais gostava. A essa localidade deu o nome de Vila de Isabel, em homenagem àquela princesinha. Pronto! D. Pedro II não teve escolha, e deu ao Viana o título de Barão. Aqueles dois personagens que intrigavam Mariana eram a mesma pessoa!

No início, o Barão arrumava uma verba da Coroa pra manter os bichinhos de seu zoológico, mas com a abolição e a proclamação da República essa verba acabou e ele teve que se virar pra dar de comer à macacada e pagar seus funcionários. Logo criou uma promoção pra atrair visitantes ao zoológico: cada número representava um animal e cada ingresso dava direito a um bilhete numerado para concorrer no sorteio do “bicho” ao final do dia!

Assim, Drummond criou o “jogo do bicho” e, de quebra, talvez, a primeira promoção comercial no Brasil República. Eis aí o mistério do Barão de Drummond!

A praça que ele criou ainda está lá e hoje leva seu nome. Atualmente, o jardim zoológico é conhecido como “o antigo jardim zoológico do Rio” e virou área de lazer pra comunidade dos Macacos, vizinha dali. O Boulevard 28 de Setembro – data em que foi sancionada a Lei do Ventre Livre – ainda comporta a Igreja Matriz de Vila Isabel (Basílica Nossa Senhora de Lourdes), local onde Mariana consagrou seu batismo e eventualmente assiste às missas de domingo.

Boulevardfoto

Anúncios

2 Respostas para “O Mistério do Barão é o Bicho!

  1. Curiosidade do passado tão presente no dia-a-dia do carioca… Adorei!!!

  2. Que legal o seu texto. Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s