Rio Pra Poucos – Palácio Gustavo Capanema

mec7

Nem tão escondido, mas pouco conhecido. Na avenida Graça Aranha, entre as ruas Araújo Porto Alegre e Santa Luzia, no centro da cidade, está o Palácio Gustavo Capanema, conhecido como o prédio do MEC pelos cariocas, pois ali funcionou o Ministério de Educação e Cultura antes da capital se mudar para Brasília.

mec1

O prédio é uma verdadeira galeria de artes a céu aberto, construído entre os anos de 1937/1945, considerado um ícone da arquitetura moderna brasileira e mundial e projetado por um time de arquitetos de peso. Liderado por Lúcio Costa, esse time era composto por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos, e inspirado pelo famoso arquiteto Le Corbusier.

mec5

Pra completar, um grande número de obras de arte: pinturas de Portinari, Guignard e Pancetti, painéis de azulejos de Portinari e Paulo Rossi Osir, jardins projetados por Roberto Burle Max e esculturas de Jacques Lipchitz, Alfredo Ceschiatti, dentre outros.

mec6

A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Curiosidades:

Existem dois painéis de azulejos de Portinari, um voltado para a avenida Graça Aranha e o outro para a parte interna da edificação, para os pilotis, ambos com motivos marinhos.

Dizem que depois de parcialmente colocados, inúmeros azulejos foram retirados por não apresentarem um resultado estético satisfatório, já que o material retirado mostrava o desenho de um peixe com a caricatura do rosto do então ministro de educação, Gustavo Capanema. Ah! Os azulejos retirados estão guardados, até hoje, nos depósitos do MEC.

Verdadeiro ou Falso?

mec8

 

Conheça outros lugares do Rio pra poucos.

Cadastre-se aqui para receber em seu e-mail as novidades do RnV.

Anúncios

Uma resposta para “Rio Pra Poucos – Palácio Gustavo Capanema

  1. Pingback: Os números de 2010 | Rio na Veia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s