Trocando uma Ideia com Ricardo Zerrenner

zerrenner

Ele é carioca, mas, desde o ano 2000, vive em Niterói. Aquela velha história de a melhor atração de Niterói ser a vista do Rio tem tudo a ver com essa escolha. A fotografia, antigo hobby da adolescência voltou com força total após a mudança do lar. As imagens que via através de suas lentes começaram a pintar na caixa de email dos amigos e, num click, ganharam a internet, ou seja, o mundo.

Ricardo Zerrenner é o fotógrafo das imagens cariocas mais conhecidas da rede. É com ele que o Rio na Veia inaugura a seção de entrevistas “Trocando uma Ideia”, um espaço para uma conversa rápida, um bate-papo bem carioca, pra conhecermos um pouco mais sobre o Rio de Janeiro e sobre os cariocas.

Leia nossa conversa e depois não deixe de conhecer o trabalho do Ricardo visitando o site www.zerrenner.fot.br. Lá, tem fotos de fazer cair o queixo de qualquer um…

corcovado

RnV: Suas fotos são muito conhecidas no mundo todo. Como começou a fotografar profissionalmente o Rio de Janeiro?

Zerrenner: Aconteceu como uma transição lenta. No início era apenas um hobby, usava as horas vagas para fotografar e enviava a amigos por email aquelas imagens que considerava mais bonitas. Surgiu então a idéia de criar um pequeno site para que os amigos pudessem fazer download das imagens à sua conveniência, pois muitos me solicitavam para reenviar fotos e aquilo tinha se tornado constante. A partir disso comecei a ter solicitação de uso de imagens comercialmente e me empenhei em atender a todas da melhor forma. Com o passar do tempo a exigência dos “clientes” foi me obrigando a melhorar o atendimento, e atualmente me encontro preparado para atender a qualquer pedido de imagens outdoor sobre a cidade para clientes em qualquer lugar do mundo. Tenho imagens utilizadas em vários países, desde a composição de simples capas de CD até o uso em matéria de revistas como a First Magazine.

lagoa

RnV: Você realiza muitas fotos aéreas da cidade. Como faz para obter essas imagens?

Zerrener: Há clientes que solicitam produção de fotografias aéreas. Com isso, sempre é possível clicar algumas fotos de ocasião fora do contexto do trabalho. Mas em geral conto com um grande amigo que eventualmente me cede gratuitamente horas de voo sobre a cidade.

pedra da gavea

RnV: Na sua opinião, quais os locais do Rio que dariam belíssimas fotos se fossem mais bem cuidados?

Zerrenner: O Rio de Janeiro é uma cidade muito mal administrada no que diz respeito à ocupação de espaços. Um exemplo é a região do porto, que tem imóveis enormes abandonados que criam um cenário de cidade decadente. Há locais como o Morro da Conceição, que é uma pequena jóia deconhecida do carioca bem no centro da cidade. Lá você ainda encontra casarios da década de 60 e moradores com hábitos que nos remetem a uma experiência única. São meninos jogando bola e soltando pipa na rua, moradores sentados à porta das casas e até a velha conversa de botequim entre amigos no domingo à tardinha. É como uma pequena floresta cercada de prédios e em risco de extinção. Em minha opinião, poderia ser bem explorarda pelo setor turístico se as ruas fossem objeto de algumas obras simples e os moradores incentivados a manterem a aparência das fachadas de suas casas.

bondinho

RnV: Por fim, quais os locais mais bonitos do Rio que os turistas estrangeiros não podem deixar de conhecer quando visitarem a cidade em 2014 e em 2016?

Zerrenner: O Rio é repleto de lugares com topografia sem igual, mas creio que um passeio pelo Parque Nacional da Tijuca, não só na Floresta da Tijuca, mas em todo o Parque, é fundamental para se conhecer a parte mais linda da cidade, desde a Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Penhasco Dois Irmãos, Caminho das Paineiras, Vista Chinesa, Corcovado e tantos outros lugares dessa enorme e incrível mancha verde no mapa da cidade. Esse conjunto agregado às belezas naturais de seus arredores, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, a região do Horto, o Parque Lage e outros da mesma importância, representam sem sombra de dúvida o que de melhor a cidade tem para mostrar a seus visitantes. Santa Teresa também é outro local interessante, mas que necessita de um investimento para sua revitalização, pois contém um acervo urbano que reúne a história arquitetônica de várias épocas da cidade. Outro lugar que deveria fazer parte do roteiro turístico da cidade é o conjunto de canais da região de restinga da Baía de Sepetiba. Esses canais estão localizados entre a Marambaia e Barra de Guaratiba e, quando navegados, nos dão a sensação de estarmos em uma floresta tropical. Uma experiência fantástica! Por fim, o Sítio Burle Marx, que dispensa comentários pela riqueza que contém e pela marca registrada do grande paisagista, que com seu trabalho fez do Rio uma cidade incomparável…

jockey

Leia as outras entrevistas do RnV.

Cadastre-se aqui para receber em seu e-mail as novidades do RnV.

Anúncios

8 Respostas para “Trocando uma Ideia com Ricardo Zerrenner

  1. Eu sou privilegiada – a 2a. foto que ilustra esta matéria foi transposta em jato de areia para as portas do meu box – ou seja, tomo banho com esta lindeza todos os dias. A imagem foi tratada pelo Ricardo para passar pelo processo de jateamento, que requer a interpretação das cores em texturas. Um show! Um sucesso!

  2. O Rio continua lindo…………

  3. Sempre fui apaixonada por imagens e pelo Rio de janeiro. Foi uma grata surpresa decubrir nas minhas buscas, que uma pessoa com quem eu convivi desde a infância, é autor de imagens tão legais.
    Parabéns pelo projeto e para o Ricardo.

  4. É um prazer enorme desfrutar essas imagens da minha cidade.
    Agora longe dela, posso sentir esse gostinho de tê-la por perto e nos melhores ângulos.
    Ricardo é de uma simpatia única. Creio que o breve contato que tive com ele, foi um belo presente como suas fotos na minha renovada lembrança.
    Parabéns Ricardo, continue fotografando e ajudando a matar a minha saudade .

  5. parabens lindas fotos .de um ex-funcionario seu do SGR. quando vc era controler… parabens mesmo fantasticas

  6. Pingback: Os números de 2010 | Rio na Veia

  7. Gostaria de te agradecer pela oportunidade de ter trabalhado contigo, aprendi muito com seus conhecimentos na área financeira. Parabéns pelas fotografias, são lindas ! O seu trabalho é show !!!!!
    (Do seu ex-funcionário do Paõ de Açúcar .)
    Grande abraço.

  8. Ô Ricardo, só uma coisa gostaria de falar aqui…
    Está mais do que na hora de as autoridades do Rio trtocarem esse bondinho velho e sucateado, não é?
    Poxa, em pleno século 21, um veículo desse caindo aos pedaços… Sujeito a causar acidentes como já ocorreu!
    Caramba, importa da Holanda, ou da França! Ou então, encomenda um modelo modernos com um designe mais arrojado, não é?
    Com certeza no Brasil há fábrica e tecnologia para isso.
    De resto, parábéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s