Rio Pra Poucos – Casa de Banho de D. João VI

Quem olha essas fotos acha que está numa dessas cidades históricas que conserva sua arquitetura colonial. Esta construção, no entanto, é a Casa de Banho de Dom João VI, hoje museu da Comlurb, empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro, e está logo ali, no bairro do Caju, mais conhecido pelo maior complexo de cemitérios da cidade.

A Casa de Banho de D. João VI foi construída em 1810 pela família Tavares Guerra. Era uma das raras residências situadas às margens da praia do Caju, local onde humildes casebres eram ocupados por pescadores.

Reza a história que o Rio de Janeiro do início do século 19 era uma cidade infestada por carrapatos, mosquitos e outros insetos, que não poupavam nem mesmo os integrantes da família real portuguesa. Dom João VI foi um dos que mais sofreram. Uma ferida na perna, fruto da mordida de um carrapato, infeccionou e ele teve que buscar ajuda.

Para tratar a saúde, foram recomendados a Dom João VI banhos de mar. De São Cristóvão, onde morava a família real portuguesa, até o Caju, havia um caminho fácil de ser percorrido.

O Caju era um balneário, com muitos terrenos à beira de uma Baía de Guanabara ainda limpa. O mar batia na beira da casa que até hoje está preservada como um símbolo da história do Rio.

A Casa de Banho de Dom João VI está situada à Rua Praia do Caju, 385 – Caju.

 

Conheça outros lugares do Rio pra poucos.

Cadastre-se aqui para receber em seu e-mail as novidades do RnV.

Anúncios

3 Respostas para “Rio Pra Poucos – Casa de Banho de D. João VI

  1. O Caju é um bairro pouco valorizado pela população em geral e acredito que também pelas autoridades. É uma pena que seja assim!! O bairro tem uma história oficial muito rica e principalmente uma população com muita história para contar.

  2. Incrivel que a ponte Rio-Niterói, por pouco não passa por cima da Casa de Banhos. Nota-se também o quanto aquela região do Rio de Janeiro para crescer aterrou a baía de Guanabara.

  3. Pingback: Os números de 2010 | Rio na Veia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s